Governo apresenta balanço das ações da Jucema para membros da AJE/MA Governo apresenta balanço das ações da Jucema para membros da AJE/MA

17/08/2016
As ações da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) foram apresentadas, nesta terça-feira (16), pelo presidente da autarquia, Sérgio Sombra, aos membros da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA). O encontro serviu para estreitar o relacionamento entre as instituições, definir parcerias e tirar dúvidas sobre os procedimentos da Junta Comercial.
 
Durante a reunião, Sérgio Sombra falou do esforço que o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), vem fazendo no sentido de desburocratizar o registro mercantil como forma de incentivar o empreendedorismo no Maranhão, criando um ambiente de negócio mais favorável. Ele citou como exemplo a instalação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Atualmente, 94 municípios maranhenses estão integrados ao sistema, beneficiando 234.268 empresas maranhenses, o que representa 84,4% da densidade empresarial do estado.
 
“Com isso já ocupamos a quarta posição no Ranking Nacional da Receita Federal entre os estados que mais avançaram na aplicação da RedeSim”, explicou Sérgio Sombra. O dirigente da Junta Comercial esclareceu que além de facilitar o processo de abertura e alteração dos negócios, com a Rede Nacional é possível que os municípios tenham um incremento em suas receitas a partir de um maior controle sobre as empresas em operação. Segundo Sombra, além da Jucema, fazem parte da Rede, as Receitas Federal e Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
 
Sérgio Sombra também falou do avanço da Jucema com a instalação de 13 postos de atendimento em diversos municípios maranhenses. Ele ressaltou o processo de modernização da autarquia com a digitalização do acervo, novo site com maior prestação de serviço e informação e a melhoria dos procedimentos internos para facilitar a vida dos usuários.
 
Ao final do encontro, o presidente da AJE/MA, Jurandy Theophilo, agradeceu a oportunidade proporcionada pela Jucema aos membros da entidade maranhense. “Bastante proveitosa toda a explanação, que nos possibilitou entender melhor a lógica da Jucema e conhecer o seu funcionamento”, destacou.
 
Foto 1 – Representantes da AJE/MA durante reunião na Jucema para apresentação das ações realizadas

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.