Caravana do Empreender percorrerá municípios maranhenses Caravana do Empreender percorrerá municípios maranhenses

01/09/2016

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), com apoio da Prefeitura de São de Luís e do Sebrae/MA iniciou no último sábado (27) na Cidade Olímpica a Caravana do Empreender que tem por objetivo levar orientação sobre a formalização do negócio. O balanço dessa primeira ação foi apresentado nesta segunda-feira (29) pelo presidente da Junta, Sérgio Sombra, ao governador do Estado, Flávio Dino, que reiterou o seu apoio ao projeto.

"Muito importante levar as ações do nosso governo para pequenos empreendedores e incentivar que mais pessoas possam viver do seu próprio negócio", destacou Flávio Dino. De acordo com Sérgio, a área Itaqui Bacanga será a próxima região a receber a Caravana. "Estamos deixando de ser um órgão meramente cartorial para nos aproximar da população falando sobre os nossos serviços e, acima de tudo, incentivando e dando condições para que o maranhense possa empreender com segurança e com facilidade", explicou.

Na atividade da Cidade Olímpica foi feita uma explanação sobre o projeto. Sergio Sombra explicou os benefícios da formalização da empresa como a garantia dos direitos previdenciários e a participação em licitação. “Nosso objetivo é dar condições com capacitação e orientação para que os empreendedores possam desenvolver melhor os seus negócios”, explicou Sombra. O presidente da Junta informou que a Caravana será levada a todo o estado.

O secretário municipal de Planejamento, José Cursino, disse que o empreendedor é um dos principais agentes de desenvolvimento do país. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pablo Rebouças, destacou que “empreender não tem limite” e da necessidade de gerar novos empreendedores. O diretor Técnico doSebrae/MA, José de Ribamar Morais, por sua vez, colocou a instituição à disposição dos participantes. “Estamos totalmente à disposição para tirar qualquer tipo de dúvida daqueles que querem empreender”, garantiu.

Amoradora  Jociléia Correa elogiou a iniciativa e disse que aproveitou o momento para tirar todas as dúvidas sobre como empreender. “Quis saber como abre uma empresa e se estou agindo corretamente”, disse. Quem também elogiou a iniciativa foi a empreendedora, Thais Santos, para quem a palestra serviu como um estímulo para quem quer empreender.

A atividade de sábado contou com uma palestra da técnica do Sebrae/MA, Marise Abadalla, que sobre o microempreendedor individual e, também, com a presença de representantes do programa CrediAmigo, do Banco do Nordeste, Jonathan Teixeira e Adriana Pinheiro. A diretora da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA), Ana Karine, também participou da abertura da Caravana e destacou a importância desse tipo de projeto para incentivar o empreendedorismo.