Representantes da Jucema participam de Encontro Nacional das Juntas Comerciais em Belém Representantes da Jucema participam de Encontro Nacional das Juntas Comerciais em Belém

02/09/2016

O presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra e outros gestores do órgão estão participando, em Belém, do 2° Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ). Promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej) e organizado pela Junta Comercial de Belém (Jucepa), o evento, aberto na quarta-feira (31), prossegue até este sábado (3), na sede da Associação Comercial do Pará (ACP).


Com o tema “Registro Mercantil na Era Digital”, o encontro propõe uma discussão do projeto de digitalização das Juntas Comerciais, que prevê a realização de todo o processo de registro mercantil por meio da internet.


A expectativa do presidente da Jucema, Sérgio Sombra, é de que o evento, mais uma vez, se consolide como um espaço importante para o alinhamento de ações necessárias para a melhoria do registro mercantil nos estados. “É uma oportunidade para compartilharmos informações, conhecermos experiências positivas, debater melhorias para o registro empresarial no país e aprimorar cada vez mais os serviços prestados aos empresários, contadores e à sociedade como um todo”.


Debates


Na pauta do encontro, a efetivação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim), sistema que visa desburocratizar a abertura, alteração e baixa de empresas, garantindo ao processo mais rapidez com menos custos. A iniciativa, que está em fase de implantação na maioria dos estados, inclusive no Maranhão, onde recebeu o nome de “Empresa Fácil”, integra todos os processos em um único envio de documentos para as Juntas Comerciais, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.


A programação também inclui a discussão sobre o Projeto de Lei nº 1.572, de 2011, que tramita atualmente no Congresso Nacional e dá nova redação ao Código Comercial Brasileiro.


Da Jucema do Maranhão, também participam do evento em Belém, o procurador Francisco Moura, e os chefes de Tecnologia da Informação, Márcio Pereira e do Departamento de Registro Mercantil, Adalberto Ferreira.


A última edição do ENAJ foi realizada, em abril, em Minas Gerais, também com a presença de presidentes, secretários gerais, procuradores e gestores de TI das Juntas Comerciais dos estados. 

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.