No Rio Grande do Sul, Jucema participa do 35º Encontro de Juntas Comerciais No Rio Grande do Sul, Jucema participa do 35º Encontro de Juntas Comerciais

25/05/2017

A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) está representada no 35º Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ/2017, evento que começou na última terça-feira (23), no Hotel Blue Tree Towers Milleniun, em Porto Alegre, com o tema ‘ENAJ da Integração do Registro Mercantil do Brasil’.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, juntamente com a equipe do órgão estão na capital gaúcha para o encontro que reúne até o dia 27 de maio presidentes das 27 Juntas Comerciais brasileiras, secretários-gerais, procuradores e técnicos de TI de todos os estados.

Anfitriã do ENAJ, a Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) conduz a programação que inclui discussões sobre as medidas de modernização dos procedimentos de abertura, alterações e fechamento de empresa, envolvendo o Novo Código Comercial; análise da lei que prevê o destino dos documentos já digitalizados, bem como o debate sobre o Sistema de Registro Mercantil (SRM).

As atividades de quarta-feira (24) se concentraram na palestra ministrada pelo presidente da Jucis/RS, Paulo Roberto Kopschina, com foco nos 140 anos da Junta Comercial gaúcha  e apresentação do Junta Digital. A explanação foi feita durante almoço do ‘Tá na Mesa’, na Federasul.

Um dos pontos altos do ENAJ será a palestra do ministro do Trabalho/MTB, Ronaldo Nogueira, que vai abordar ‘A importância do empreendedorismo no crescimento da economia brasileira’. As plenárias abordarão ainda temas como ‘Juntas Comerciais como agentes de integração influenciadoras do Ambiente de Negócios no Brasil’, e ‘O papel Institucional da Receita Federal no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro’.

Entre os palestrantes estão o secretário da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), José Ricardo Veiga; coordenador-geral do COAF, Joaquim da Cunha Neto; coordenador-geral de Pesquisa e Investigações da Receita Federal do Brasil (RFB), Gerson D’ Agord Schaan; o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), Conrado Fernandes, entre outros.

Além do presidente, representam a Jucema o coordenador da Redesim no Maranhão, Ricardo Diniz, os chefes da Procuradoria do Registro Mercantil, Francisco Moura, do Departamento de informática, Márcio Pereira e do Departamento de Registro e Arquivo, Adalberto Amaro.

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.