Abertura da Caravana Empresarial em Caxias reúne centenas de empresários Abertura da Caravana Empresarial em Caxias reúne centenas de empresários

07/06/2017

A cidade de Caxias recebeu nesta terça-feira (6) a abertura da segunda etapa da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial do Maranhão, programa de apoio ao empreendedorismo e geração de emprego e renda. Criado pelo Governo do Estado,  o projeto estimula e debate com a classe empresarial oportunidades para o desenvolvimento do segmento maranhense.

“A Caravana é uma oportunidade para estreitar os laços entre o Governo do Estado e o empresariado, um segmento fundamental para fazer com que o estado saia da crise econômica em que o país vive”, diz o titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Antônio Nunes.

“Isso é feito quando se abre o debate, ouvindo sugestões e oferecendo serviços, que vão desde a abertura de empresas até palestras e oficinas”, acrescenta.

“O que o governador Flávio Dino nos orienta é que os secretários não apenas exponham o que o Governo vem fazendo e o que estamos transformando, mas, principalmente, que a gente angarie sugestões para continuar esse processo de mudança do Maranhão”, pontua o secretário de Industria e Comercio, Simplício Araújo.

Ele afirma ainda que “saímos de Caxias com a certeza de que o Governo tem levado o Maranhão para o caminho certo, para o caminho de mudança e renovação do setor produtivo”.

As centenas de empreendedores das cidades de Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto e Caxias tiveram a chance de conhecer todas as oportunidades para o desenvolvimento dos seus negócios com a explanação de programas de governo como o Juros Zero, Maranhão Mais Produtivo, Compras Governamentais e muitos outros apresentados pelas secretarias estaduais de Governo (Segov), Indústria e Comércio (Seinc), Fazenda (Sefaz), Agricultura Familiar (Sagrima), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Para o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Coelho, o momento representa a oportunidade de, em conjunto com o setor empresarial, criar alternativas para o desenvolvimento econômico do estado.

“Estamos aqui para ouvir as expectativas e dificuldades do setor e, juntos, propor soluções para que o Maranhão se sobressaia à atual situação econômica do país. Se fosse resumir esse encontro de hoje, usaria duas palavras: diálogo e construção”, afirma o secretário de Fazenda.

Esse apoio é citado como importantíssimo para o presidente do Sindicato das Indústrias e Comércio do Leste Maranhense (Sindcocal) e da Fiema na região, Edvan da Silva Amâncio. “Nesse momento de uma crise tão abrangente e tão perversa em nosso pais, a realização de uma caravana como essa quebra o tabu de que Estado e empresários não podiam andar juntos. O Governo do Estado está de parabéns pela realização e por se colocar à disposição da classe empresarial da região”, conta.

Programação

Ainda nesta quarta-feira (7), durante todo o dia, a Caravana oferece aos empresários, serviços como abertura, alteração e baixa de empresas; emissão de DARF; consulta de processos; esclarecimento sobre licenciamento ambiental; orientações sobre os benefícios da formalização; formação do Microempreendedor Individual; balcão com orientações; e oficinas com focos em micro e pequenas empresas.

Já na noite de quarta e durante toda a quinta-feira, dia 8, a Caravana segue para a cidade de Timon, onde vai reunir empresários da região.

 

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.