Em cinco edições, Caravana Empresarial reúne mais de dois mil empresários em vários municípios maranhenses Em cinco edições, Caravana Empresarial reúne mais de dois mil empresários em vários municípios maranhenses

28/06/2017

São João dos Patos, Caixas, Timon, Açailândia e Imperatriz. Esses são os municípios que receberam as primeiras edições da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, iniciativa pioneira do Governo do Estado que reuniu mais de dois mil empresários de pequeno, médio e grande porte de diversos segmentos da economia maranhense. 

Na oportunidade, eles tiveram a oportunidade de estreitar o diálogo com o governo e de conhecer todas as oportunidades para o desenvolvimento dos seus negócios por meio de uma série de serviços disponibilizados nos dias de atendimento do evento como a abertura, alteração e baixa de empresas, emissão de CNPJ, licenciamento ambiental, fornecimento de declarações e vários outros procedimentos relacionados às atividades comerciais. 

Os empreendedores dos municípios atendidos também conheceram detalhes de programas como o Juros Zero, Maranhão Mais Produtivo, Compras Governamentais e muitos outros apresentados pelas Secretarias de Estado de Governo (Segov), Indústria e Comércio (Seinc), Fazenda (Sefaz), Agricultura Familiar (SAF), Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). 

No painel apresentado pelo presidente da Jucema, Sérgio Sombra, foi destacado o trabalho que vem sendo executado pelo órgão para simplificar o registro mercantil em todo o estado. Ainda na abordagem, dados com perfis empresariais dos municípios revelaram a vocação empreendedora de cada um deles, número de empresas, portes e atividades predominantes dos negócios.

Segundo Sérgio Sombra, essa espécie de raio-x feito pela Junta Comercial para as cidades e todas as outras de abrangência da Caravana Empresarial possibilita aos gestores estaduais e municipais, assim como para os próprios empresários da região, direcionar ações de fomento ao empreendedorismo local. “São dados importantes que nos permite um olhar macro do potencial empreendedor dos municípios. E é exatamente em função desse potencial que estamos abrindo esse diálogo direto com a classe produtiva. Estamos cientes do papel que exercem sobre a nossa sociedade e sobre a nossa economia. Não apenas gerando emprego e renda, mas na sociedade, gerando equilíbrio e gerando responsabilidade política”, reforçou o presidente. 

Avanços como o Empresa Fácil e o tempo médio de nove horas para se abrir uma empresa foram outros pontos abordados por Sérgio Sombra em sua explanação. De acordo com ele, o sistema online para abertura, alteração e baixa de empresas já está com 127 municípios integrados e até final deste ano deve ser concluído em todos os 217 municípios maranhenses. “Com o apoio do Governo do Estado, estamos avançando a passos largos para desburocratizar os nossos serviços e facilitar a vida dos cidadãos que buscam a Jucema para resolver suas demandas”. 

Os próximos municípios a receber a ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’ são: Balsas e Estreito na próxima semana. Seguidos de Presidente Dutra, Barra do Corda, Codó, Coroatá, Pedreiras, Bacabal, Santa Luzia, Santa Inês, Barreirinhas, Pinheiro, Santa Luzia do Paruá, Itapecuru Mirim e Chapadinha.

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.