Com ministro do MDIC e governador de Alagoas, ENAJ discutirá a evolução do ambiente empresarial Com ministro do MDIC e governador de Alagoas, ENAJ discutirá a evolução do ambiente empresarial

28/11/2017
Texto de Hotton Machado
 

A 37ª edição do Encontro Nacional de Juntas Comerciais (ENAJ) será sediada em Alagoas, durante os dias 28 de novembro a 3 de dezembro. Pautado nas discussões voltadas para evolução e integração do ambiente de registro e licenciamento empresarial, o evento contará com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais, incluindo a presença do governador Renan Filho e do titular do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o ministro Marcos Pereira.

 

Antes da abertura oficial do ENAJ, que está programada para o dia 29 de novembro, às 16h30, o ministro Marcos Pereira, o secretário Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, e o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), Conrado Fernandes, se reunirão com os presidentes das Juntas Comerciais para discutir ações em prol do registro empresarial e do avanço da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no país.

 

Na abertura do evento, sediada no Jatiúca Hotel e Resort, serão exaltados os 10 anos da Redesim, contando ainda com a presença do governador Renan Filho. Alagoas ocupa o primeiro do lugar de ranking produzido pela Receita Federal que avalia os níveis de implantação da rede em cada estado.

 

Os outros dias do encontro serão direcionados em grupos de trabalhos entre presidentes das Juntas Comerciais das 27 unidades federativas; procuradores e secretários-gerais; e diretores de tecnologia de informação (TI) dos órgãos de registro, contando ainda com a participação de entidades parceiras.

 

“As reuniões de trabalho entre os representantes das Juntas Comerciais são a base do ENAJ, porque delas serão acertadas ações para aprimorar tanto a gestão quanto os sistemas para o registro empresarial. Mas a presença de autoridades nessas reuniões, como o ministro Marcos Pereira, mostra a preocupação com a expansão da Redesim, desde o âmbito federal ao municipal, a fim de criar um ambiente empresarial com menos burocracia para o empresário brasileiro”, ressaltou Carlos Araújo, presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), órgão anfitrião do encontro.

 

Mais informações em relação ao 37º ENAJ estão disponíveis no site do evento, acessado através do link: http://servicos.juceal.al.gov.br/enaj/.

 

ENAJ em Alagoas

A 37ª edição do Encontro Nacional das Juntas Comerciais tem a Juceal como anfitriã, em uma realização da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur) e do Governo de Alagoas. O evento conta com o patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), da A2 | Soluções Inteligentes, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Montreal, da Serasa Experian, da ProSolution, da Certisign, da Vox Tecnologia, da Soluti, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea).

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.