RedeSim é destaque em encontros empresariais do Maranhão RedeSim é destaque em encontros empresariais do Maranhão

02/03/2018

Em dia de diálogos e homenagens, o Maranhão foi reconhecido por ter concluído a integração dos 217 municípios à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). O ato fez parte da pauta do evento “Diálogo Empresários & Governo”, iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), que reuniu mais de 200 empresários e gestores públicos no auditório da CDL São Luís, na noite da última terça-feira (27).

  • Saiba mais sobre o evento “Diálogo Empresários & Governo” clicando aqui.

A placa da Redesim foi entregue pelo auditor fiscal da Receita Federal e coordenador nacional do sistema, Carlos Nacif, logo após a explanação do presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra. O órgão, que é responsável pela coordenação da ferramenta intitulada no estado de Empresa Fácil, foi destacado por Nacif como fundamental para universalizar a RedeSim no Estado.

“Estou muito feliz em presenciar mais essa conquista para o ambiente empreendedor do Maranhão. O Estado está de parabéns por conseguir aglutinar todos os atores envolvidos nesse processo de maneira rápida e comprometida. São exemplos como esse que nos anima a continuar nessa empreitada”, ressaltou.

Durante o encontro empresarial, o setor produtivo maranhense de vários segmentos pôde conhecer os projetos em andamento e as perspectivas de novos investimentos em diversas áreas que serão executadas pelos programas de Governo ligados às Secretarias de Fazenda, Indústria e Comércio e Planejamento.

Ao responder os questionamentos dos empresários participantes do evento, o governador Flávio Dino reforçou que o diálogo com o segmento  é essencial para o desenvolvimento do Maranhão, pois a gestão atual é marcada pelo espírito de parceria.

“Encontros como esse nos proporcionam conhecer as demandas, reivindicações, ideias e propostas para vencer gargalos e proporcionar um melhor ambiente para quem empreende no nosso estado”, ressaltou o governador.

O gestor estadual também falou das Caravanas Empresariais realizadas ano passado. A iniciativa teve abrangência de 115 municípios, com oferta de serviços e troca de experiências, incluindo os serviços de registro empresarial disponibilizados pela equipe da Junta Comercial. Uma ação que teve continuidade com a realização do “Diálogo Empresários & Governo”, segundo Sérgio Sombra.

“O evento de hoje estreitou ainda mais a relação do setor produtivo com as diversas secretarias estaduais. Foi um momento produtivo, de trocas de informações importantes para consolidar as medidas que estão sendo implementadas em prol do empreendedorismo”, destacou o presidente da Junta.

Para o secretário de Governo, Antônio Nunes, a realização de mais um encontro com empresários maranhenses foi a oportunidade para fortalecer ainda mais o relacionamento com setores responsáveis pela geração de emprego e renda.

“Queremos estreitar ainda mais a relação entre o Governo e o empresariado, dando continuidade ao diálogo iniciado com a criação e instalação do Conselho Empresarial do Maranhão. Possibilitar através de um debate, uma interlocução dos empresários com o governador Flávio Dino e com diversos secretários, para que juntos possamos criar condições necessárias para impulsionar a economia, gerando mais empregos e renda”, disse.

Encontro RedeSim 

Os debates sobre a RedeSim foram iniciados bem antes da abertura do evento “Diálogo Empresários & Governo. A primeira etapa da rodada de conversas realizada na última terça-feira pelo Governo do Estado começou com o encontro de membros do Subcomitê Estadual da RedeSim.

O objetivo foi compartilhar os avanços do Empresa Fácil, o desempenho de cada um dos atores envolvidos com o registro empresarial e as ações necessárias para otimizar as funcionalidades da ferramenta que foi totalmente implantada no estado com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA).

Ao contextualizar os avanços da RedeSim e a situação do Maranhão em relação ao Brasil, Carlos Nacif, disse que o estado está entre os melhores quando o assunto é a simplificação para abertura de empresas.

“A Redesim estabelece um ranking entre os Estados e o Maranhão está muito bem posicionado por ter alcançando muitos avanços na integração dos municípios. Por isso, esse é um momento de comemoração. Concretizar esse sistema significa uma grande política para beneficiar o empresário maranhense”, ressaltou.

Em sua fala, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, fez uma retrospectiva do apoio dado pelo Sebrae para que a ferramenta tivesse o alcance em todo em o estado. “A RedeSim é um patrimônio conquistado para a sociedade maranhense do qual temos o maior orgulho em participar de todo processo. Estamos à disposição da Jucema e do Governo do Maranhão para continuar essa parceria que tanto facilita a vida dos empreendedores”, disse João Martins.

Os avanços do Empresa Fácil também foram elogiados pelo presidente do Conselho de Contabilidade do Maranhão, João Conrado. Segundo ele, essas medidas têm um impacto positivo no trabalho cotidiano dos contadores. “Saber que estamos incluídos em todo este processo de evolução no registro e legalização das empresas nos dá segurança de que o nosso trabalho terá mais celeridade”, concluiu.

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.