Jucema apresenta para estudantes resultados da estratégia para desburocratização do cadastro de empresas Jucema apresenta para estudantes resultados da estratégia para desburocratização do cadastro de empresas

23/10/2018

Gestão Pública de Qualidade – Um Desafio Permanente foi o tema da palestra que o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, ministrou, na noite da última quarta-feira (17), para cerca de 300 estudantes dos cursos de Gestão Comercial, Recursos Humanos, Logística e Administração da Faculdade Pitágoras.

A palestra, que atende o convite do coordenador Acadêmico da Faculdade Pitágoras, Genilson Chagas, foi ministrada ao lado do consultor e coordenador de Recursos Humanos do Centro Elétrico, Raimundo Viana.

Sérgio Sombra apresentou os desafios da gestão pública, as estratégias para tornar o registro empresarial mais desburocratizado e os impactos para o ambiente de negócios no Maranhão. Ele mostrou um quadro comparativo entre gestão pública e privada para demonstrar convergências importantes e as diferenças mais significativas nas maneiras de gerenciar.

“Inovação, planejamento, estratégia e conexão com a equipe, resultados, enfim, são desejáveis tanto na administração privada quanto na pública. A principal diferença é que, na gestão pública, todas as estratégias devem ser totalmente voltadas para prestar serviços de excelência para os cidadãos”, pontou Sérgio Sombra.

Para exemplificar boas práticas como gestor da Junta Comercial, Sérgio Sombra fez uma exposição dos pilares de atuação do órgão, explicando aos estudantes o desempenho da Jucema a partir da implantação do Empresa Fácil no Maranhão, da descentralização dos serviços e da simplificação dos procedimentos que colocou o Estado em sendo lugar no ranking nacional da Receita Federal.

“Os dados comprovam o comprometimento da gestão atual com a desburocratização. Isso tudo é feito com muito planejamento e com um único objetivo de tornar os nossos serviços mais acessíveis, mais simples e mais rápidos”, afirmou Sérgio Sombra.

De acordo com o coordenador Genilson Chagas, a palestra foi um momento de mostrar aos alunos que a gestão quando bem executada otimiza resultados. “Os dados apresentados aqui pelo presidente Sérgio Sombra nos mostraram uma Junta Comercial moderna, rápida e conectada aos anseios dos cidadãos. Isso só foi possível graças a uma estratégia de gestão bem executada. São exemplos como esse que devem balizar a carreira de vocês”, comentou.

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.