Evolução da Jucema 100% Digital é apresentada para lideranças da classe contábil Evolução da Jucema 100% Digital é apresentada para lideranças da classe contábil

18/02/2019

Abrir um negócio de maneira totalmente simplificada e online será uma realidade a ser concretizada em breve no Maranhão. As etapas de consolidação da Jucema 100% Digital e os benefícios para o registro empresarial maranhense foram apresentados para os líderes da classe contábil em reunião realizada nesta sexta-feira (15), no plenário da Junta Comercial.

O encontro teve a participação de representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-MA) e do Sindicato dos Contabilistas do Maranhão (Sindicont–MA).

Durante a contextualização da modalidade 100% online, o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, destacou que o projeto é uma continuidade das ações de modernização implementadas pelo órgão que visam desburocratizar a rotina do empresário e a vida do cidadão, a exemplo do sistema Empresa Fácil, que está totalmente consolidado no estado.

“Estamos falando de uma das mudanças mais profundas e significativas para o registro empresarial maranhense. Um avanço que garante segurança jurídica, redução de custos, que elimina deslocamentos à Junta Comercial, reduz tempo na análise de processos e, consequentemente, facilitará o trabalho de quem busca os nossos serviços”, reforçou Sérgio Sombra.

Na conversa com os contadores, a equipe técnica da Jucema compartilhou o passo a passo das mudanças, coletou sugestões, dirimiu dúvidas e alinhou datas do cronograma de implantação, que estipula os prazos em que deixarão de receber os processos físicos, de acordo com a Natureza Jurídica da empresa.

Com o início da operacionalização em maio deste ano, a Jucema passa a integrar o rol de Juntas Comerciais do Brasil que já possui o sistema, como as juntas do Ceará, do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Durante a explanação, o vice-presidente da Junta, Ricardo Diniz, e o coordenador do sistema Empresa Fácil no Maranhão, Ítalo Lima, mostraram como a nova sistemática substituirá a assinatura no papel pela certificação digital.

Eles destacaram que a principal vantagem é que o empresário pode enviar seu documento com mais agilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana, já que pode fazer isso da sua própria empresa, residência ou qualquer outro local, disponível para todos os tipos jurídicos.

O projeto foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade, João Conrado Carvalho, que avaliou como mais um grande passo da Jucema na eliminação total dos excessos de burocracias.

“A Jucema 100% Digital é um projeto fantástico para a classe contábil. Já contamos com os avanços do sistema Empresa Fácil que já facilita nosso trabalho consideravelmente, mas um sistema totalmente online que compreende todas as etapas do processo do registro empresarial é muito mais pioneiro e efetivo”, endossou Conrado.

A ideia também foi aprovada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Gilberto Ribeiro. “Conheço a realidade de muitas juntas comerciais do Brasil e posso afirmar que o trabalho que a Jucema tem feito hoje é um dos melhores do país”, afirmou.

“A celeridade que ganhamos nos procedimentos tem sido fundamental para o dia a dia dos contadores. Agora com a Jucema Digital nossa expectativa é que tudo fique ainda melhor. Essa informatização dos processos vem coroar o trabalho de desburocratização que a Jucema vem executando nos últimos anos”, avaliou Gilberto.