Parceria do Governo do Estado com Famem garante ampliação da RedeSim nos municípios Parceria do Governo do Estado com Famem garante ampliação da RedeSim nos municípios

25/07/2019

O presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra, e o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, se reuniram nesta terça-feira (22) para discutir estratégias que possam intensificar a utilização da RedeSim nos municípios maranhenses. O objetivo é aumentar a emissão de inscrições tributárias, alvarás, licenças, incluindo Nota Fiscal para Micro Empreendedor Individual (MEI) por meio do sistema Empresa Fácil.

Ao explicar a importância da renovação da parceria, o presidente Sérgio Sombra reforçou que a RedeSim/Empresa Fácil, mesmo estando implantada em todos os 217 municípios maranhenses, ainda há um número expressivo de prefeituras que não utilizam todas as funções permitidas pela ferramenta online de registro empresarial.

“Essa é uma facilidade para os cidadãos e para os órgãos municipais. Todos são beneficiados com a celeridade, segurança e facilidade. Por isso, é preciso que os gestores sejam sensibilizados para a importância desse sistema para os municípios. A parceria com a Famem será fundamental nesse processo”, endossou o presidente da Jucema.

A RedeSim foi implantada nos municípios maranhenses em 2017 no Maranhão e o com ela foi possível unificar, em uma espécie de rede interconectada, todas as etapas e os órgãos necessários para a abertura de uma empresa, bem para eventuais alterações e, ainda, para sua baixa. Com isso, reduz-se a necessidade de o empreendedor ter que se deslocar a diferentes órgãos, diminuir custos e acompanhar o status dos serviços no próprio site, gerando maior comodidade.

Reconhecendo o sistema como um grande avanço para o Estado, o presidente Erlanio Xavier garantiu que a Famem vai colaborar com a Jucema no sentido de sensibilizar os prefeitos, divulgando o material e mobilizando o público, que envolve contadores e técnicos das prefeituras. “É uma parceria em que todos saem ganhando. Tanto o empresariado como os municípios e governo do Estado”, comentou Erlanio Xavier.

O vice-presidente da Jucema, Ricardo Diniz, que também participou de todo processo de consolidação, lembrou que a Famem é uma parceira da Jucema desde o início da implantação da RedeSim em 2015. “A renovação dessa parceria é fundamental para que os municípios tenham condições de melhorar o ambiente de negócios e tornar mais célere a emissão dos documentos de registro empresarial. Tudo isso utilizando o portal Empresa Fácil, totalmente pela internet”, reforçou.

O coordenador da RedeSim no Maranhão, Ítalo Lima, destacou as vantagens e facilidades que o sistema Empresa Fácil traz para o registro empresarial no estado. “O objetivo da reunião foi de reforçar a grande importância dos municípios dentro da RedeSim. Apresentamos ainda a praticidade do sistema para com o empresário, disponibilizando de forma simplificada e online o licenciamento necessário para a sua empresa.”

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.