São Luís 407 anos: Jucema comemora aniversário da cidade com avanços históricos no registro de empresas São Luís 407 anos: Jucema comemora aniversário da cidade com avanços históricos no registro de empresas

13/09/2019

Do início da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), em 2015, aos dias atuais, a desburocratização nos procedimentos para abrir, alterar ou encerrar uma empresa tornaram o Maranhão uma referência nacional.

Em São Luís, município que concentra a maior densidade empresarial do estado, os avanços, coordenados pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), têm um impacto mais abrangente e os resultados se refletem no ambiente de negócios, no número de empresas formalizadas e na aprovação das medidas pelos cidadãos que buscam os serviços. Também é na capital maranhense que estão a maior parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Jucema, visando tornar o registro de empresas mais acessível aos cidadãos.

Entre as iniciativas que atestam esse compromisso estão a intensificação de parcerias locais para o pleno funcionamento do sistema online de abertura de empresas, os treinamentos, as palestras e a capacitação da equipe que lida diariamente com atendimento ao público.

De acordo com o presidente Sérgio Sombra, o trabalho para continuar entre as três juntas comerciais que mais avançaram na implantação da RedeSim é permanente e prioritário. “Estamos em aprimoramento contínuo das nossas ações. Os dados comprovam que a Jucema deu um salto histórico nos últimos anos. O ranking nacional da Receita Federal também comprova isso quando apresenta a Jucema em terceiro lugar no desempenho de integração dos órgãos e, consequentemente, na desburocratização dos serviços. Esse é um grande avanço para o Maranhão e, em especial, para São Luís”, comemorou o gestor.

A avaliação positiva também é feita pelo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão, João Conrado Amorim. “A classe contábil tem acompanhado a evolução da Jucema para agilizar o processo de registro de empresas. A gente vê que o órgão tem sido incansável, que tem batido sucessivos recordes para melhorar os procedimentos e isso é muito importante para os contadores porque a gente transmite para os nossos clientes um sinal de eficiência que faz toda a diferença para o ambiente de negócios”.

Jucema 100% Digital

Desde 1º de julho que a prestação de serviço de Registro Empresarial está oficialmente 100% pela internet, com assinatura digital, segurança jurídica e confiabilidade, garantindo maior acessibilidade do empresário aos serviços da Jucema com rapidez, comodidade e segurança, 24h por dia e 7 dias por semana.

“Nós, aqui no Maranhão, estamos na vanguarda dos registros empresariais e, mais uma vez, somos um dos primeiros a adotar esse procedimento. O lançando da Jucema Digital é uma prova inconteste desses avanços. Estamos monitorando todos os municípios a fim de que não haja demora e, em São Luís, o trabalho tem sido ainda mais intenso para que não haja retrocesso na desburocratização em curso”, explicou Sérgio Sombra.

Redução do tempo

Os avanços podem ser comprovados na redução do tempo. Hoje, os procedimentos realizados no órgão para a abertura de empresas de baixo risco são feitos num prazo máximo de seis horas, o que é muito diferente dos 90 dias que os empreendedores enfrentavam há alguns anos.

Menos burocracia, mais empresas

O crescimento no número de empresas em São Luís se destaca. Atualmente, segundo registros da Jucema, são 92.088 empresas ativas em São Luís. Desse total, o setor de comércio é o que mais se destacou com 40.867 negócios formalizados. De janeiro a agosto deste ano, o órgão formalizou 12.033 empresas, número 18% superior ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 10.188 formalizações.

Mais proximidade com o cidadão

Paralelo às mudanças, a Jucema intensificou as estratégias de comunicação com o cidadão e tem sido, mais uma vez, pioneira nas melhorias. Atualmente, além do atendimento presencial e do Call Center, é possível tirar dúvidas, agilizar pedidos e obter orientações pelo Chat disponível no site www.jucema.ma.gov.br e pelo WhatsApp (98) 9.8135-8328, canal que dinamiza ainda mais a comunicação com o órgão. Somente em agosto, dos 10 mil atendimentos realizados, 1.833 foram por meio do telefone do Call Center Empresa Fácil e 3.117 por meio do WhatsApp e Chat. A migração do atendimento presencial para as plataformas tem sido crescente e representa a boa aceitação dos clientes.

Sede no Centro Histórico

Outro presente que a Jucema em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Maranhão entregará, neste ano, para São Luís é o prédio histórico localizado na Praça Pedro II que abrigará a nova sede do órgão. Em fase final de reforma e restauração, a edificação, construída no século XVIII, traz caraterísticas representativas da arquitetura portuguesa no Maranhão, com arcos interiores, sacadas, forros diferenciados, varandas e um mirante que concretizam detalhes marcantes no conjunto arquitetônico de São Luís.

Para Sérgio Sombra, a reforma ultrapassa os impactos positivos para os que buscam os serviços da Junta Comercial e ganha uma amplitude muito maior ao devolver ao Centro Histórico um sobrado totalmente revitalizado e pronto para receber os cidadãos.

“A Jucema e o Iphan estão mergulhados nesse projeto para que a população tenha de volta toda a beleza de um dos sobrados mais bonitos e significativos do Centro Histórico de São Luís. É vida, movimento

 

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.