Universitários conhecem avanços do Maranhão na desburocratização do registro empresarial Universitários conhecem avanços do Maranhão na desburocratização do registro empresarial

13/09/2019

Mais de 300 alunos da Faculdade Estácio estiveram presentes na palestra ‘Desburocratizando o registro empresarial no Maranhão’ proferida pelo presidente da Jucema, Sérgio Sombra, na noite de quarta-feira (11). No encontro com estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, o gestor falou sobre as estratégias do Governo do Estado para consolidar os projetos que simplificam a abertura de empresas e todos os procedimentos que envolvem o registro mercantil.

Ao compartilhar as experiências e os resultados que o órgão tem acumulado desde 2015, ele ressaltou que são avanços que hoje impactam positivamente todos os cidadãos que buscam pelos serviços da Jucema. Sérgio Sombra ressaltou que o eixo estruturante dessas mudanças foi a instalação da RedeSim no Maranhão juntamente com uma série de medidas para modernizar os procedimentos.

O presidente acrescentou que o grande desafio, desde que tomou posse em 2015, sempre foi o de desburocratizar a abertura de empresas. “Essa política de simplificação e integração dos processos de registro e legalização de empresas é imprescindível para estimular a formalização dos negócios. Esse é o compromisso que tem norteado todas as nossas ações desde o primeiro momento que assumimos o desafio de presidir a Jucema, que era conhecida como um órgão cartorial e muito burocrático”, explicou o gestor.

E esse desafio vem sendo enfrentado com êxito. De acordo com Sérgio Sombra, apesar do contexto desafiador, o Maranhão hoje é uma referência no Brasil quando o assunto é a integração dos órgãos envolvidos com o registro empresarial. “Um dos nossos grandes desafios é fazer com que os órgãos licenciadores como o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente estejam em total sincronia para facilitar a vida de quem quer empreender”, ressaltou.

Essa foi a segunda palestra ministrada na Faculdade Estácio pelo presidente Sérgio Sombra. Ao lembrar do primeiro encontro, em 2017, ele fez um comparativo apresentando números e projetos concluídos que comprovam os avanços consolidados no Estado.

Para demonstrar que a gestão é totalmente voltada ao cidadão, o gestor falou de práticas empreendedoras dentro do órgão, da proximidade com os clientes por meio de ferramentas como Chat, WhatsApp e Call Center, além do atendimento presencial. Ele citou, ainda, a redução do tempo na abertura de empresas e a simplificação na prestação de serviços, aliada à segurança jurídica dos atos que são analisados. “Hoje o nosso estado é destaque nacional e reconhecido por todos os demais estados da federação”, salientou.